gmr

terça-feira, março 01, 2005

Pessoas I

Por que as pessoas perdem tanto tempo ridicularizando as outras por coisas que em teoria não atingem as suas próprias vidas?

É como um mecanismo de defesa psicológica? Você ataca quem pensa diferente pra se sentir mais confortável com o que você mesmo pensa? Negar o outro para afirmar o seu?

Eu tenho como meu valor fundamental a felicidade. É com base nela que eu analiso a validade de uma atitude. E eu admito como válida qualquer ação de qualquer indivíduo na busca de qualquer forma de felicidade desde que não atrapalhe os outros na sua busca individual. Já disse isso.

Então, por que perder tempo falando das escolhas dos outros?

Meus amigos hoje estavam fazendo isso depois do almoço. E eu não mais me sinto confortável com isso e fiz questão de dizer pra eles. É que eu estou buscando um agir ético pra mim.

Várias vezes me disseram que a vida é dialética, que possui três fases. Bem, eu acabo de sair de uma Tese que foi rebatida por uma Antítese. Estou na fase de Síntese, quero construir um novo parâmetro, por isso essa busca por uma nova forma de agir.

(Espero que o meu comentário de hoje sirva como uma antítese pra tese dos meus amigos. Sei lá, os valores estão invertidos, acho. Ser "legal" parece ser fazer coisas "erradas". Eu que o diga!)