gmr

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Citações

Ao mesmo tempo registro, para mim, e compartilho, com todos, as duas melhores frases desta semana:

"A vida, afinal, não se mede apenas em comprimento, mas também em largura" (Hélio Schwartsman, colunista da Folha de São Paulo - vale a pena ler).


"As ruas caminham quanto tu te moves" (pichado em um muro do bairro Pantanal em Florianópolis).



Aliás, na festa de formatura da nossa querida psicoterapeuta regressionista Kelly, vulga "a poderosa", falávamos sobre pessoas que sempre traduzem os seus próprios pensamentos usando-se de frases alheias.
Pois quero ver quem consegue ser original sempre! A grande diferença é que eu gosto de citar fontes. Quando eu leio um texto, de qualquer pessoa, eu sempre penso "aqui tem um "q" de aristóteles", como aconteceu com o texto do Hélio, quando ele pondera as duas valorações opostas para achar um "meio-termo". Ou então quando ele delibera que "
a primeira de todas as liberdades deve ser a de atribuir um valor à própria existência", o que me soa extremamente sartriano.
O fato, é que existem grandes pensadores cujas idéias se perpertuam em nossos discursos em nível muito mais inconsciente do que se possa imaginar. Só nesta última frase eu poderia chamar a atenção para o conceito de "discurso" de Robert Alexy e para o "nível inconsciente", estudado por Freud.
Creio que citar as fontes, não faz de mim alguém menos autêntico; quem sabe, mais justo. Além disso - e aqui a situação se torna irônica - como dizia meu psicólogo: "quando você concorda com o pensamento de outra pessoa, de alguma forma ele se torna seu, porque você o vê como uma verdade sua, como se você mesmo o tivesse concebido". (Emílio B.).