gmr

sábado, março 12, 2005

Alcoólica

É engraçado o sentido que as pessoas dão para o álcool. Quando eu falo para alguém que compro vinho para tomar em casa as pessoas começam:
- Meu, que coisa de alcoólatra! Você bebe sozinho em casa! Que depressivo!
É como se você precisava de um outro motivo para beber que não simplesmente o prazer de beber. Algo do tipo "bebo prá ficá ruim"(sic), "bebo para perder a timidez", "bebo para ficar feliz", etc.
E, se por um lado beber sozinho em casa choca as pessoas, ir numa festa e não beber também. Ontem na festa eu me prometi não tomar nenhuma gota de álcool, mesmo sendo Open Bar. Primeiro para provar pra mim que eu não preciso disso. Depois, para ter certeza que minha diversão não depende do uso de drogas psicotrópicas. Por último, para não sofrer a conseqüência primeira do uso de álcool: ter meu estado emocional ressaltado.
O mais engraçado era que todo mundo ficava achando ruim que eu não bebia. Até o cara que estava ao meu lado quando eu pedi uma garrafa de água tirou uma da minha cara.
Acho que as pessoas dão um valor errado à ingestão de álcool. Elas a vinculam a um motivo. "Não beba se não houver um motivo". "Se houver um motivo beba, ou sofra sanção social".
Mas eu não bebi. Nem uma gota de álcool.
E mesmo de cara limpa, caí no pagode, eu admito.
Mas rolou uma technera alternativa também.
E eu me diverti.