gmr

sexta-feira, novembro 24, 2006

Dois são os elementos capazes de provocar dor em minha alma: os fatos e os sujeitos. Não sou inocente ao ponto de achar que eles existem por si só e que não participo de sua realização - no sentido de tornar real. Viver é escolher o sentido.

Entretanto, às vezes, acontece de a eles corresponder os males da nostalgia e da desilusão - dos quais também participo. Porém, não sei negar passado nem existência. Não sei fingir e não sei matar. Sou avesso à reintepretação contemporânea e me causa pavor a indiferença. Enfim, não faço muito por me ajudar, eu sei.

A solução que achei passa pelo esvaziamento espontâneo do conteúdo. Não quero alterar os contornos, quero deixar os quadros na chuva para que lhes escorram as cores. E depois quero esquecer a própria chuva.

Não quero desfazer-me das fotografias, mas lhes encontrar um porta-retrato e um lugar na estante onde possam ficar belamente amareladas e cobertas de poeira.

Assim quer o tempo e me exige a vida. Não sou mais capaz de lhes resistir.